ESQUISITÕES

23/03/2014 00:00
 

Eu achava que algumas pessoas eram esquisitas, na verdade ainda penso que são. Mas essas aqui abaixo me parecem um pouco mais.

Me surpreendo com a história, como e até onde chega a imaginação do ser humano, pra não dizer outra coisa, quando acredita que os fins justificam os meios. Isso só pode ser coisa de zumbis.

 

A matéria foi publicada na revista Aventuras na História, edição 129 de abril de 2014.

 

10 CIENTISTAS LOUCOS DA VIDA REAL

DE PSICOPATAS A ESQUISITÕES, NÃO FALTAM FRANKENSTEINS NA HISTÓRIA DO MUNDO.

 

JOSEF MENGELE, 1911-1979

O “anjo da morte” nazista usou os campos de concentração como laboratório, nos quais juntou dois gêmeos cirurgicamente para criar um siamês, mudou a cor dos olhos com injeções de tinta ou simplesmente dissecou ciganos e judeus, vivos ou mortos, para provar sua “inferioridade”.

 

SERGEI BRUKHONENKO, 1890-1960

Deve-se ao gênio soviético avanços na circulação e respiração artificial, usados hoje em cirurgias. Ele testou suas invenções da forma mais horrenda possível: cortou a cabeça de um cachorro e a manteve viva por meio de máquinas por três horas. A cabeça até comeu um pedaço de queijo.

 

ILYA IVANOV, 1870-1932

O biólogo russo foi à Africa para tentar criar um híbrido entre chimpanzé e gente. Primeiro ele tentou inseminar macacas com sêmen humano. Como não funcionou, de volta à União Soviética, procurou mulheres dispostas a parirem o híbrido. Acabou morrendo sem ver seu sonho realizado.

 

ROBERT J. WHITE, 1926-2010

Tentando superar seus colegas soviéticos, em 1970, decapitou dois macacos e prendeu a cabeça de um no corpo de outro. O animal resultante, tetraplégico, viveu por nove 9 dias, se alimentando, vendo, ouvindo, cheirando e, com toda a razão do mundo, tentando morder as mãos dos cientistas.

 

GIOVANNI ALDINI, 1762-1834

Inspiração do dr. Frakenstein de Mary Shelley, era sobrinho do pioneiro da eletricidade Luigi Galvani. Criou um show de horrores itinerante, no qual fazia carcaças se moverem com choques. Uma vez, reanimou o corpo de um enforcado, fazendo a plateia gritar para que fosse morto novamente.

 

WILLIAM BUCKLAND, 1784-1856

Descobridor do primeiro dinossauro, tinha muito gosto pelo trabalho - comia qualquer espécime que passasse pela frente. Assim escreveu sobre o sabor de panteras, ratos, insetos e até um fragmento do coração do reo Luís XIV, preservado por décadas antes de ir parar na pança do glutão.

 

JOSÉ DELGADO, 1915-2011

Espanhol que fugiu para os Estados Unidos durante a Guerra Civil Espanhola, sua especialidade era implantar eletrodos no cérebro como forma de controle mental.

Sem esquecer suas origens, participou de uma tourada na qual o animal, portando um implante, foi “desligado” enquanto avançava contra o cientista.

 

WILHELM REICH, 1897-1957

Criou uma teoria original para os distúrbios mentais, baseada na energia vital, que chamou orgone - que ele nunca provou existir. Mas isso não impediu de criar câmaras de acumulação da força fictícia ou até mesmo um canhão de orgone, que seria disparado contra nuvens para fazer chover.

 

NIKOLA TESLA, 1856-1943

Adorava ser retratado cercado por descargas elétricas, cultivando a imagem de maluco. Inventou a máquina de terremoto, que destriu a marretadas antes que derrubasse seu prédio.

Pioneiro do rádio, criou o radiotelescópio por acidente, ao receber o que julgou serem :”transmissões alienígenas” das estrelas.

 

ISAAC NEWTON, 1643-1727

Ainda que tenha refundado a física, grande parte do grande gênio britânico foi ocupada escrevendo sobre tópicos ocultistas, como alquimia, Atlântida ou profecias escondias na Bíblia, que poderiam ser lidas através de matemática. Foi assim que calculou o fim do mundo para 2060.